A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que faz parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, anunciou que já acionou a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão de um ataque cibernético. Esse ataque disparou uma notificação falsa em diversas regiões do país, o que causou confusão e preocupação na população.
A investigação preliminar indica que o incidente pode ter sido resultado de um ataque hacker coordenado. Por precaução, a plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi suspensa temporariamente. A secretaria informou que está trabalhando para reiniciar o sistema o mais rápido possível, respeitando as condições de segurança necessárias.
Na madrugada de hoje, por volta de 1h30, uma notificação sonora em forma de alerta extremo foi enviada para os celulares da população. Essa categoria de alerta é normalmente utilizada para notificar sobre desastres naturais iminentes. A mensagem de texto enviada continha apenas a palavra “misantropia”, que se refere a aversão ou ódio à humanidade, o que deixou os cidadãos perplexos.
O sistema da Defesa Civil foi projetado para enviar alertas reais de desastres em áreas de risco, como em casos de alagamentos ou eventos climáticos extremos. Não é necessário fazer cadastro prévio para receber esses alertas, que são enviados conforme a cobertura do sinal de celular para aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G. O alerta extremo é classificado como o mais grave e o alarme soará mesmo que o celular esteja no modo silencioso.
Fonte: agenciabrasil