Um navio-tanque relatou ter sido atingido por um projétil no Estreito de Ormuz neste sábado (27), segundo informações da agência de segurança marítima britânica. Esse incidente se deu em meio a uma série de ataques mútuos entre os Estados Unidos e o Irã, marcando a pior escalada desde que um acordo preliminar de paz foi assinado entre os dois países.
Ambos os lados se acusam de violar o acordo feito há duas semanas, que visava pôr fim a um conflito que já se estendia por quatro meses. Os Estados Unidos afirmaram que atacaram alvos iranianos durante a madrugada, enquanto o Irã anunciou que havia atacado alvos aliados aos EUA como uma forma de retaliação nesta mesma data.
O ataque ao petroleiro ocorre após outro ataque a um navio de carga ocorrido na quinta-feira (25), que intensificou a situação já precária. O Irã tenta reafirmar seu controle sobre a rota de transporte de energia mais crucial do mundo, a qual começou a ser reaberta nas últimas semanas, após meses de interrupção. A agência de segurança marítima UKMTO ressaltou que o petroleiro sofreu danos apenas na ponte de comando e que a tripulação está a salvo.
Embora o Irã não tenha comentado diretamente sobre os ataques a navios específicos, uma emissora estatal do país informou que a Guarda Revolucionária disparou “tiros de advertência” contra embarcações que tentavam usar rotas não aprovadas. Isso levou a um aumento no pedido de permissões por parte de outros navios que desejam transitar pelo Estreito. O Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou anteriormente que suas ações foram de natureza “defensiva” em resposta a alvos militares dos EUA.
Fonte: agenciabrasil