O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação e pesar em relação aos efeitos do terremoto que atingiu a Venezuela na quarta-feira (24). Segundo informações da Agência Reuters, o tremor causou, até o momento, a morte de pelo menos 164 pessoas.
Em uma publicação em seu perfil na rede social X, Lula informou que solicitou ao Ministério das Relações Exteriores que avalie, em conjunto com a Embaixada do Brasil em Caracas, a situação no país e as possíveis medidas de assistência que o governo brasileiro pode adotar.
Na mesma publicação, o presidente reafirmou a vontade de apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação das áreas afetadas, elogiando a resiliência do povo venezuelano diante das adversidades. Ele demonstrou solidariedade ao povo do país que enfrenta este momento difícil.
O Itamaraty também emitiu um comunicado expressando pesar pelas perdas decorrentes do terremoto, manifestando solidariedade ao governo e ao povo da Venezuela e desejando uma rápida recuperação aos feridos. Até o presente momento, não foram reportados brasileiros entre as vítimas, e o plantão consular do Itamaraty permanece disponível para assistência a cidadãos brasileiros em situação de emergência.
Fonte: Agência Brasil