O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de uma cerimônia na tarde de hoje (23) no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo, onde foram entregues equipamentos de radioterapia.
Durante seu discurso, Lula expressou a importância do momento, mencionando que era um sonho alcançar um acesso igualitário aos serviços de saúde. Ele destacou que o novo equipamento de radioterapia é mais moderno do que aquele que usou durante suas sessões em Brasília, afirmando, “O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso as coisas que todo mundo tem”.
O aparelho entregue, um acelerador linear, é uma das tecnologias mais avançadas no tratamento de pacientes com câncer. Este item é parte de um pacote de 105 equipamentos que foram contratados nos últimos três anos e serão distribuídos entre todos os estados brasileiros. No Hospital Santa Marcelina, há uma expectativa de aumento de 30% dos atendimentos pós-chegada desse novo equipamento, além de uma redução no tempo inicial de tratamento, passando de 45 para apenas 10 dias.
Com novos convênios firmados com o Ministério da Saúde, a instituição receberá R$ 166,7 milhões destinados principalmente ao tratamento de pacientes com câncer. Durante o evento, também foram entregues simultaneamente aceleradores para os hospitais de Fortaleza (CE) e Sinop (MT), além da assinatura de contrato para a aquisição de 20 tomógrafos para hospitais do SUS. O Hospital Santo Antônio em Sinop se tornará parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, visando melhorar o acesso e reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes.
Fonte: agenciabrasil