Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas

Mais de 6,1 milhões de moradores de comunidades de difícil acesso no norte do Brasil já utilizam internet de alta velocidade, graças a cabos de fibra ótica instalados nos leitos dos rios da região. Esses dados foram apresentados pelo Ministério das Comunicações em um levantamento sobre o programa “Norte Conectado”, divulgado na quinta-feira (25).

Os cabos de fibra ótica constituem a infraestrutura das chamadas “infovias subfluviais”, com cinco já implementadas. O governo planeja instalar mais quatro, com o objetivo de ampliar o número de beneficiados para 7,5 milhões de pessoas, alcançando ao todo mais 70 comunidades nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Para essa expansão, o governo destina R$ 1,3 bilhão do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento.

Em evento realizado em Brasília, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, enfatizou que a instalação desses cabos evita o desmatamento. Ele afirmou: “Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”.

Além disso, o conselheiro Edson Holanda da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressaltou que a conectividade é fundamental para promover o desenvolvimento e a cidadania entre os moradores da região. Ele declarou: “O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde”.

Fonte: Agência Brasil

Visited 1 times, 1 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *