Orquestra juvenil feminina do Rio leva música brasileira para a China

A estudante de música Nathaly Joyce, de 21 anos, está se preparando para participar da sexta turnê internacional da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga (OSJCG). Essa orquestra é composta exclusivamente por jovens oriundos de escolas públicas municipal, estadual e federal no Rio de Janeiro.

Nathaly, que reside em Tomás Coelho, na zona norte do Rio, estuda bacharelado em Música, com ênfase em flauta transversal, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Para ela, a música é uma forma de expressão capaz de traduzir sentimentos e libertar emoções durante a execução de uma peça.

Nesta terça-feira (23), a orquestra se apresentou no Corredor Cultural da Central do Brasil. O concerto, promovido pela concessionária TrensRJ, contou com um repertório diversificado, que incluiu obras da música brasileira e homenagens a compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Alceu Valença e Vinicius de Moraes, além de músicas chinesas para a preparação da viagem ao país, que ocorrerá na próxima sexta-feira.

“Estou um pouco nervosa porque serão muitas horas de voo. Ao mesmo tempo, estou animada porque é uma cultura completamente diferente. Vamos apresentar nossa cultura brasileira e aprender mais sobre a cultura chinesa”, afirmou Nathaly, destacando a importância daquela experiência.

A diretora-executiva da OSJCG, Moana Martins, mencionou que o grupo está nos preparativos finais para a viagem à China, onde realizará apresentações em Xangai e Pequim, dentro do Ano Cultural Brasil-China. As integrantes ficarão 15 dias no país e Moana ressaltou que esse é um momento significativo, pois representa o protagonismo da educação pública brasileira, levando a diversidade cultural do Brasil, com obras de importantes compositores.

A OSJCG, criada há cinco anos e que já se apresentou em diversos países como Portugal, Espanha, Suíça, França e Estados Unidos, tocou para o papa Leão XIV no Vaticano em maio deste ano. A orquestra homenageia Chiquinha Gonzaga, uma referência na música brasileira e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. O projeto é voltado para a formação musical e inclusão social, com 15 polos atuando em áreas de vulnerabilidade no Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Brasil

Visited 4 times, 4 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *