Sistema da Defesa Civil é suspenso após invasão e disparo falso

A plataforma de envios do sistema Defesa Civil Alerta foi desativada preventivamente na madrugada deste sábado, por volta de 1h30. Essa decisão foi tomada após o sistema ser alvo de uma invasão cibernética que resultou no envio de uma notificação falsa para várias regiões do país.

O comando para o envio da mensagem foi feito remotamente por um usuário externo, que não tinha nenhuma ligação com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Esse incidente gerou preocupação e confusão entre os usuários que receberam a notificação, que, curiosamente, foi classificada na categoria de “alerta extremo”, tipicamente usada para avisar sobre desastres naturais iminentes.

Contudo, o conteúdo da notificação era apenas a palavra “misantropia”, que se refere ao desprezo ou ódio à humanidade. Essa natureza absurda do alerta levou a investigações que indicam um ataque hacker coordenado como a principal linha de apuração.

Em resposta ao ocorrido, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou que acionou a Polícia Federal para investigar tanto a autoria quanto a extensão do ataque cibernético. A secretaria também garantiu que está trabalhando para reativar o sistema rapidamente, assim que todas as condições de segurança digital forem restabelecidas e asseguradas.

Fonte: Agência Brasil

Visited 2 times, 2 visit(s) today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *